- Caminhos para colaboração
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• Identifique os objetivos de aprendizagem que você deseja promover junto aos seus alunos, listando os conteúdos e as competências a serem trabalhados; • Mapeie os objetos digitais de aprendizagem disponíveis que dialogam com os objetivos pretendidos. Neste momento é importante conhecer com mais detalhes o objeto, ou seja, se for um vídeo, assistí-lo até o final, se for um jogo, jogar até o final etc; • Avalie se os objetos digitais mapeados são compatíveis com a estrutura disponível: gratuito ou pago, recurso aberto ou proprietário, on-line ou off-line, capacidade/velocidade de memória e conexão necessárias, tempo estimado de uso; • Use sua capacidade criativa para elaborar atividades pedagógicas a partir do uso do(s) objeto(s) selecionados, sempre pensando em estratégias que provoquem uma transformação na maneira como você trabalhava este tema anteriormente; • Pesquise boas práticas de uso dos objetos digitais compartilhadas por outros professores. Encontrar outras referências pode ser um bom caminho para facilitar seu planejamento; • Estabeleça critérios para avaliar o processo de aprendizagem dos alunos e da atividade em si e se programe para coletar estas informações que serão insumo para ações posteriores; • Planeje a logística da aplicação da atividade, ou seja, você deve definir se a turma toda vai ao laboratório de informática, ou somente metade da turma por vez, ou então usarão seus tablets e smartphones na sala de aula, trabalharão em duplas, trios ou individualmente, dentre outras variáveis que precisam ser previstas.
- Como criar objetos digitais de aprendizagem
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• Identifique os objetivos de aprendizagem que você deseja promover junto aos seus alunos, listando os conteúdos e as competências a serem trabalhados; • Mapeie os objetos digitais de aprendizagem disponíveis que dialogam com os objetivos pretendidos. Neste momento é importante conhecer com mais detalhes o objeto, ou seja, se for um vídeo, assistí-lo até o final, se for um jogo, jogar até o final etc; • Avalie se os objetos digitais mapeados são compatíveis com a estrutura disponível: gratuito ou pago, recurso aberto ou proprietário, on-line ou off-line, capacidade/velocidade de memória e conexão necessárias, tempo estimado de uso; • Use sua capacidade criativa para elaborar atividades pedagógicas a partir do uso do(s) objeto(s) selecionados, sempre pensando em estratégias que provoquem uma transformação na maneira como você trabalhava este tema anteriormente; • Pesquise boas práticas de uso dos objetos digitais compartilhadas por outros professores. Encontrar outras referências pode ser um bom caminho para facilitar seu planejamento; • Estabeleça critérios para avaliar o processo de aprendizagem dos alunos e da atividade em si e se programe para coletar estas informações que serão insumo para ações posteriores; • Planeje a logística da aplicação da atividade, ou seja, você deve definir se a turma toda vai ao laboratório de informática, ou somente metade da turma por vez, ou então usarão seus tablets e smartphones na sala de aula, trabalharão em duplas, trios ou individualmente, dentre outras variáveis que precisam ser previstas.
- Como valorizar o uso de objetos digitais de aprendizagem
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• Identifique os objetivos de aprendizagem que você deseja promover junto aos seus alunos, listando os conteúdos e as competências a serem trabalhados; • Mapeie os objetos digitais de aprendizagem disponíveis que dialogam com os objetivos pretendidos. Neste momento é importante conhecer com mais detalhes o objeto, ou seja, se for um vídeo, assistí-lo até o final, se for um jogo, jogar até o final etc; • Avalie se os objetos digitais mapeados são compatíveis com a estrutura disponível: gratuito ou pago, recurso aberto ou proprietário, on-line ou off-line, capacidade/velocidade de memória e conexão necessárias, tempo estimado de uso; • Use sua capacidade criativa para elaborar atividades pedagógicas a partir do uso do(s) objeto(s) selecionados, sempre pensando em estratégias que provoquem uma transformação na maneira como você trabalhava este tema anteriormente; • Pesquise boas práticas de uso dos objetos digitais compartilhadas por outros professores. Encontrar outras referências pode ser um bom caminho para facilitar seu planejamento; • Estabeleça critérios para avaliar o processo de aprendizagem dos alunos e da atividade em si e se programe para coletar estas informações que serão insumo para ações posteriores; • Planeje a logística da aplicação da atividade, ou seja, você deve definir se a turma toda vai ao laboratório de informática, ou somente metade da turma por vez, ou então usarão seus tablets e smartphones na sala de aula, trabalharão em duplas, trios ou individualmente, dentre outras variáveis que precisam ser previstas.
- Como a infraestrutura tecnológica podem viabilizar o uso de objetos
digitais de aprendizagem -
• Identifique os objetivos de aprendizagem que você deseja promover junto aos seus alunos, listando os conteúdos e as competências a serem trabalhados; • Mapeie os objetos digitais de aprendizagem disponíveis que dialogam com os objetivos pretendidos. Neste momento é importante conhecer com mais detalhes o objeto, ou seja, se for um vídeo, assistí-lo até o final, se for um jogo, jogar até o final etc; • Avalie se os objetos digitais mapeados são compatíveis com a estrutura disponível: gratuito ou pago, recurso aberto ou proprietário, on-line ou off-line, capacidade/velocidade de memória e conexão necessárias, tempo estimado de uso; • Use sua capacidade criativa para elaborar atividades pedagógicas a partir do uso do(s) objeto(s) selecionados, sempre pensando em estratégias que provoquem uma transformação na maneira como você trabalhava este tema anteriormente; • Pesquise boas práticas de uso dos objetos digitais compartilhadas por outros professores. Encontrar outras referências pode ser um bom caminho para facilitar seu planejamento; • Estabeleça critérios para avaliar o processo de aprendizagem dos alunos e da atividade em si e se programe para coletar estas informações que serão insumo para ações posteriores; • Planeje a logística da aplicação da atividade, ou seja, você deve definir se a turma toda vai ao laboratório de informática, ou somente metade da turma por vez, ou então usarão seus tablets e smartphones na sala de aula, trabalharão em duplas, trios ou individualmente, dentre outras variáveis que precisam ser previstas.